sexta-feira, 3 de agosto de 2012

A obra-prima da mitologia.


Por Arthur Franco

Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, mitologia é a história das divindades do paganismo, a explicação dos mitos ou um conjunto de fábulas. Entretanto, mitologia é um termo tão grandioso que abrange muito mais do que isso. Fala das lendas e dos mitos sem um autor definido, que passa de boca em boca por gerações. São histórias de heróis, deuses, musas que visam explicar o mundo e seus fenômenos.

Nesse sentido, a mitologia grego-romana é certamente a mais famosa. Até hoje sabemos de lendas e mitos originários desse período histórico e utilizamos vocábulos e conceitos desenvolvidos por essas civilizações.


O Livro da Mitologia, de Thomas Bulfinch, visa reunir a maior quantidade de histórias sobre deuses e heróis em um livro de excelente qualidade. Podemos tomar a obra como um dicionário, sem o rigor acadêmico, mas ainda assim rico em informações e figuras. Thomas descreve os mitos com precisão e depois faz um apanhado de obras em que as histórias foram mencionadas. Certamente um livro fundamental para aqueles que, como eu, são apaixonados pela mitologia.    

Nenhum comentário: